segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Arte Contemporânea - Fotografia

A Arte Contemporânea surgiu em meados do século XX e se estende até a atualidade.
A fotografia contemporânea, tem na sua essência a criação de metáforas, de conotações, de analogias diversas, conseguindo converter a objetividade em subjetividade. O visível não é necessariamente aquilo que nos é apresentado perante os olhos.
Marcelo Salvia Zocchio é um fotógrafo contemporâneo que nasceu em São Paulo em 1963. Em 1988 formou-se em engenharia civil pela Escola de Engenharia Mackenzie, em São Paulo. Nesse ano, inicia a carreira de fotojornalista como freelancer dos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e da revista IstoÉ. De 1990 a 1991, estuda no Centro Internacional de Fotografia, de Nova York, onde freqüenta aulas dos artistas Duane Michaels e Arthur Tress. De volta ao Brasil, começa a desenvolver trabalhos fotográficos que problematizam aspectos sociais e urbanísticos da cidade de São Paulo e, do ponto de vista formal, se caracterizam sobretudo pela exploração de suportes variados e pelo uso de imagens seqüenciais. Em 1995 realiza sua primeira mostra individual, Fotografias, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo - MIS/SP. No ano seguinte, é contemplado com o 2º Prêmio Nacional de Fotografia da Fundação Nacional de Arte - Funarte.
Nas fotografias de Marcelo Zocchio, as composições demonstram sempre uma idéia, a criação de conceitos, não uma intenção pictórica. Muitos trabalhos são formados da repetição de combinações dos mesmos elementos, criando uma estrutura construtiva.

Chá de cadeira
Marcelo Zocchio

Essa fotografia é uma metáfora para a expressão "tomar um chá de cadeira", que significa esperar demais.

Tirar água do joelho
Marcelo Zocchio

Essa fotografia é uma metáfora para a expressão "tirar água do joelho", que significa fazer xixi.

Descascar o abacaxi
Marcelo Zocchio

Essa fotografia é uma metáfora para a expressão "vou descascar o abacaxi", que significa vou resolver um problema.

Bater as botas
Marcelo Zocchio

Essa fotografia é uma metáfora para a expressão "ele bateu as botas", que significa ele morreu.

As imagens acima foram retiradas de um livro chamado "Pequeno Dicionário Ilustrado de Expressões Idiomáticas" de Marcelo Zocchio e Everton Balardin.


Nessa obra Marcelo Zocchio registra detalhes de pontes e túneis de rodovias paulistanas mostrando que sua altura é muito baixa para os caminhões que circulam sob elas. É uma crítica ao problema das pontes de São Paulo que são muito baixas

Nenhum comentário:

Postar um comentário